Search

Sobre a Retrosaria

A Retrosaria nasceu on-line em Janeiro de 2008 e abriu as portas na Rua do Loreto em Novembro de 2009. Foi criada numa altura em que encontrar em Portugal bons fios para tricot e tecidos de algodão com padrões bonitos era uma tarefa quase impossível e a nossa primeira missão foi disponibilizar esses materiais. Fomos a primeira loja a vender fios Noro, tecidos Kokka ou agulhas KnitPro, e pusemos muita gente a fazer meias com os belíssimos fios do Atelier Zitron numa altura em que raramente se via um conjunto de cinco agulhas na cidade.

Mas e o que acontecia à lã das ovelhas portuguesas? Porque razão não nos chegava às prateleiras em novelos tão tentadores como os das marcas estrangeiras? Fomos à procura dessa lã: encontrámos quem ainda a fia artesanalmente e criámos (e criamos) os nossos próprios fios, em parceria com associações de criadores e pequenas fábricas. Aprendemos de cor os nomes das nossas catorze raças autóctones e tentamos todos os dias mostrar aos nossos clientes que há mais no mundo do que lã para bebé.

A Retrosaria é num segundo andar sem elevador mas cheio de luz, numa das zonas mais bonitas de Lisboa. Pela nossa sala dos workshops têm passado dezenas de pessoas e quase todas voltam a visitar-nos. Se lhes perguntarem elas explicam porquê.

Rosa Pomar e Filipe Pacheco

Scroll to top