De quantos novelos preciso?
Uma das perguntas que mais frequentemente nos fazem é De quantos novelos preciso para fazer... uma camisola, uma gola, um modelo de uma revista, etc. Deixamos aqui dois cenários muito comuns e alguns conselhos para que possa aprender a resolver este problema:
A. De quantos novelos preciso para fazer uma camisola para mim com o fio X?
Vamos supor que o fio em questão é, por exemplo, o Merino 4 Us e que a pessoa em causa é uma mulher que veste habitualmente o tamanho M.
Temos antes de mais de aprender a interpretar a informação que os próprios fabricantes fornecem sobre os seus fios. Algumas marcas, como a Katia, indicam no rótulo dos seus fios o número de novelos necessários para a confecção de uma camisola.
Consultamos a descrição do fio ou o rótulo do novelo para sabermos a densidade ideal do tecido (gauge) indicada pelo fabricante: 23 malhas e 25 carreiras num quadrado de 10cm.
De seguida usamos este formulário, escolhendo as opções adequadas. No campo Gauge o formulário não tem a opção 23 sts, por isso deveremos escolher a opção 22 ou 24.
Com a opção 22 sts, o resultado sugerido é 1647 metros de fio. Para sabermos a quantos novelos corresponde este número de metros, voltamos a consultar o rótulo do novelo para sabermos quantos metros de fio tem cada novelo: 125m
A seguir basta aplicar a regra de três simples: se 50 gramas são 125 metros, 𝑥 gramas serão 1647 metros:
𝑥 = (50*1647)/125
𝑥 = 658,8g de fio, ou seja 14 novelos (659/50 = 13,18).
Convém ter em conta que estes resultados são indicados para uma camisola de corte clássico realizada em ponto de meia (jersey). Camisolas mais largas ou compridas, com torcidos ou outros pontos precisarão sempre de uma maior quantidade de fio. Por outro lado, os resultados foram calculados com base numa densidade de 22 malhas em 10cm de tecido. Para que sejam válidos, é necessário que tricotemos a nossa camisola com essa mesma densidade.
B. Quero fazer um modelo de uma revista mas com outro fio, de quantos novelos vou precisar?
Antes de mais convém saber escolher um fio adequado. O objectivo é encontrar um fio que seja o mais parecido possível com o fio original.
Quando queremos tricotar um modelo de um livro ou revista com outro fio que não o fio indicado pelo autor devemos ter muita atenção à sua composição e metragem. Muitas vezes as revistas não nos dão esta informação (quantos metros e que composição tem o fio indicado para um modelo), mas podemos consultar a secção de fios do Ravelry para ficarmos a saber.
De seguida devemos procurar um fio com uma composição o mais idêntica possível à do fio original, porque as fibras de que um fio é feito condicionam em muito o tipo de tecido a que dão origem. O cair de uma camisola de algodão, por exemplo, é totalmente diferente do de uma camisola de lã.
Mais importante ainda é escolhermos um fio com uma espessura igual ou o mais parecida possível. Para isso, devemos procurar um fio com uma metragem tão próxima quanto possível da do fio recomendado pelo modelo. Isso consegue-se analisando o número de metros existentes num novelo do fio recomendado e procurando um fio com o mesmo número de metros para o mesmo peso. Esta informação, como já vimos acima, é indicada nos rótulos dos novelos.
Finalmente uma vez escolhido o fio ideal, devemos adquirir o mesmo número de metros recomendados para o fio original.