Search

sobre os fios singelos

Posted on October 10, 2017 | 0 comments

Os fios singelos, conhecidos em Inglês como single ply, colocam a algumas pessoas com menos experiência o problema de se destorcerem com relativa facilidade. Acontece por vezes recebermos emails de clientes que, ao verificarem que o fio se parte durante a montagem das malhas, julgam que o mesmo tem pouca qualidade ou algum defeito de fabrico.  Ao contrário do que se possa pensar, este partir não é um defeito mas sim uma característica do próprio fio que pode ser facilmente ultrapassada. 

Como o próprio nome indica, os fios singelos são compostos por apenas um cabo. Todos os outros fios, chamados retorcidos ou plied (2 ply, 3 ply, 4 ply, etc.) são compostos por vários cabos. Se olharmos atentamente veremos que esses fios retorcidos têm como que o aspecto de uma corda. Já o fio singelo não tem esse aspecto e, se o destorcermos com os dedos conseguimos fazê-lo retroceder ao estado de lã ainda por fiar. É precisamente por isto que os fios singelos partem durante a montagem das malhas: os movimentos repetitivos da montagem destorcem progressivamente o fio, desfazendo-o. Para evitar esse problema basta aplicar torção com os dedos sobre o fio sempre que vemos que ele começa a ter um aspecto mais frágil. Durante o resto do trabalho não é necessário ter este cuidado. 

Os fios singelos são muito apreciados, mesmo com esta fragilidade na montagem e menor resistência à tracção, porque produzem tecidos com excelente drapeado. São exemplos de fios deste tipo os nossos Beiroa e João e também os fios A Retrosaria apresenta Soft Donegal e Kilcarra Tweed.

Previous Next

Comments

 

Leave a reply

This blog is moderated, your comment will need to be approved before it is shown.

Scroll to top